
No encontro, que ocorreu no Comitê Central da Unidade Popular na tarde desta quarta-feira (11), Tarso firmou o compromisso de recuperar a universidade, que foi criada em 2001 pelo governo Olívio Dutra. Tarso lembrou que a Uergs nasceu a partir de uma proposta do deputado federal Beto Albuquerque com o apoio de todas as forças de esquerda que integravam a base do governo Olívio na época. Antes do ato, Tarso recebeu Beto Albuquerque em sua sala quando referiu-se ao parlamentar com “criador da UERGS”.
Funcionários e alunos da Universidade elencaram alguns dos principais problemas da instituição, como a necessidade de um plano de carreira, a falta de uma sede própria, a redução do orçamento de R$ 40 milhões para R$ 25 milhões, e a falta de professores e funcionários. O reitor eleito destacou que há uma luta antiga para transformar a Uergs em uma instituição de Estado e não mais de governo como tem sido até agora. Guaragna também entregou um documento a Tarso com reivindicações.
No Programa de Governo da Unidade Popular, segundo Albuquerque, a revitalização da UERGS é um dos pontos mais importantes. O objetivo é renovar e aumentar o número de cursos, dando prioridade para a formação técnica e tecnológica e atendendo as demandas específicas de cada região. Também está prevista a realização de concursos públicos para aumentar o quadro de funcionários. “Lutei e fui protagonista desta conquista”, lembrou Beto ao reafirmar seu compromisso com o fortalecimento da universidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário